Estabelecimento in vitro de quixabeira, uma planta medicinal da Caatinga.
Estabelecimento in vitro de quixabeira, uma planta medicinal da Caatinga.
Autoria: SILVA, F. F. S. da; SOUZA, A. V. de; BRUNO, R. de L. A.; ARAÚJO, S. P. de
Resumo: Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae), é uma espécie medicinal nativa da Caatinga, conhecida popularmente como quixabeira, muito utilizada na medicina popular. Devido à exploração extrativista, atualmente é apontada entre as espécies prioritárias em programas de conservação, por estar ameaçada de extinção. Este trabalho teve como objetivo otimizar um protocolo de assepsia para o estabelecimento in vitro de sementes de quixabeira, como fonte de explante para o posterior desenvolvimento dos protocolos de micropropagação e conservação in vitro. Foram instalados três experimentos no Laboratório de Biotecnologia da Embrapa Semi-Árido. No primeiro e segundo experimentos, avaliou-se a ação do fungicida N-(triclorometil)tio-4-ciclohexeno- 1,2dicarboximida (5%), do ácido sulfúrico (PA) e do hipoclorito de sódio (1% e 2%) e diferentes períodos de exposição das sementes nestas substâncias, sendo 1h, 2h e 24h no fungicida; 20min em hipoclorito de sódio; 3min, 6min e 10min em ácido sulfúrico. No terceiro experimento, avaliou- se o efeito dos antibióticos cloranfenicol, sulfato de estreptomicina e cefotaxima nas concentrações de 0,0 mgL-1; 25,0 mgL-1; 50,0 mgL-1 e 100,0 mgL-1, em esquema fatorial 3x4, visando a eliminação de bactérias. Todos os experimentos foram instalados em delineamento experimental inteiramente casualizado e os tratamentos dos experimentos um e dois constituíram- se de 5 repetições e 5 sementes/parcela e no experimento três, 5 repetições e 4 sementes/parcela. As avaliações foram realizadas quanto à porcentagem de contaminação e germinação in vitro das sementes. No primeiro e segundo experimentos, a assepsia foi eficiente para eliminação de fungos. No entanto, houve significativa contaminação por bactérias. Os antibióticos e as respectivas concentrações testadas no terceiro experimento, não foram eficientes para eliminar este microrganismo. Não foi possível o estabelecimento in vitro de sementes de quixabeira. Sendo assim, ainda permanece a necessidade de experimentos mais elaborados neste contexto, para o prosseguimento dos trabalhos visando à propagação e conservação in vitro da espécie.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Semiárido
Palavras-chave: Caatinga, Espécie Nativa, Medicina popular, Natural resources, Planta Medicinal, Quixabeira, Sideroxylon obtusifolium
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.