Tratamento de dados de sensoriamento remoto para a classificação do uso e cobertura da terra com modelos de inteligência artificial.
Tratamento de dados de sensoriamento remoto para a classificação do uso e cobertura da terra com modelos de inteligência artificial.
Resumo: Este trabalho propõe uma metodologia para o tratamento de dados de sensoriamento remoto obtidos a partir do Brazil Data Cube, visando melhorar a qualidade das séries temporais utilizadas no treinamento de modelos de inteligência artificial para a classificação do uso e cobertura da terra. O estudo utilizou dados coletados na região amazônica da bacia do Alto Paraguai. Três cenários foram analisados: i) sem tratamento; ii) com tratamento das séries temporais; e iii) com tratamento das séries temporais e remoção das amostras não representativas. No último caso, a metodologia possibilita equilibrar o nível de qualidade exigido com a quantidade de amostras descartadas. A metodologia resultou em um ganho significativo na qualidade dos dados.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Agricultura Digital
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.