Identificação de diferentes níveis de degradação de pastagens cultivadas do cerrado por meio de índices espectrais do Sentinel-2.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANO, E. E.; BOLFE, E. L.; PARREIRAS, T. C.; SILVA, L. A. P. da; DEL'ARCO SANCHES, I.

Resumo: Este estudo analisou os desafios do uso de índices espectrais derivados de satélites multiespectrais para o mapeamento de diferentes níveis de degradação de pastagens do Cerrado. Em setembro de 2022, foi realizada uma campanha de campo no município de Campo Grande, MS, onde foram identificados quatro níveis de degradação em pastagens cultivadas (nula, baixa, intermediária e severa) a partir de 82 pontos amostrais. Esses pontos foram analisados por meio de mosaicos mensais do satélite Sentinel-2. As imagens foram convertidas em índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), índice de red-edge por diferença normalizada (NDRE) e índice de solo exposto (BSI). A análise estatística baseada em diagramas de dispersão envolvendo esses três índices espectrais não se mostrou promissora para identificar os quatro níveis de degradação na área de estudo, evidenciando os desafios para identificação de diferentes níveis de degradação de pastagens baseada em índices espectrais.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.