Mapeamento da cobertura florestal em Lagoinha (SP) por meio de imagens Sentinel-2 e algoritmo Random Forest.
Mapeamento da cobertura florestal em Lagoinha (SP) por meio de imagens Sentinel-2 e algoritmo Random Forest.
Resumo: Este artigo apresenta um método para mapear a cobertura florestal no município de Lagoinha (SP) utilizando o algoritmo Random Forest disponível no Google Earth Engine (GEE). A classificação foi realizada com bandas multiespectrais e índices de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e índice de água por diferença normalizada (NDWI), derivadas do Sentinel-2 MSI, entre 2021 e 2023. No Nível 1, foram discriminadas áreas de Floresta e Não-Floresta, e no Nível 2, as áreas de Floresta foram discriminadas entre Floresta Natural e Silvicultura. A exatidão global foi de 91,0% no Nível 1 e de 93,8% no Nível 2. A área total de Floresta mapeada foi de 8.586 hectares, com 7.918 hectares de Floresta Natural e 668 hectares de Silvicultura. A área de Floresta Natural em Áreas de Preservação Permanente foi de 777 hectares. O método oferece uma abordagem rápida e eficiente para a análise da cobertura florestal em nível municipal.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Meio Ambiente
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.