Análise de produtividade de cana-de-açúcar com uso de imagens MODIS e NDVI em Alto Alegre – SP.
Análise de produtividade de cana-de-açúcar com uso de imagens MODIS e NDVI em Alto Alegre – SP.
Autoria: CASTRO, V. H. M. e de C.; PARREIRAS, T. C.; BOLFE, E. L.; FURUYA, D. E. G.; SILVA, G. B. S. da; SOARES, V. B.
Resumo: O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, sendo fundamental estimar a produtividade dessa cultura para o planejamento do setor em relação ao uso de insumos, logística para escoamento e comercialização. Assim, este estudo investigou a relação entre o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e a produtividade da cana-de-açúcar no município de Alto Alegre (SP), utilizando dados do sensor MODIS (2000-2022) e dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE. Os resultados indicam que o NDVI do 2º trimestre teve a maior correlação positiva na produtividade (0,3895), refletindo condições favoráveis de crescimento.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Agricultura Digital
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.