Crescimento, acúmulo e exportação de macro e micronutrientes pelo melão amarelo 'Gladial' cultivado no Semiárido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SALVIANO, A. M.; SIMOES, W. L.; MELO, S. B. de; MACEDO, M. V. de; OLIVEIRA, V. R. de

Resumo: As curvas de crescimento e de acúmulo de nutrientes e a exportação pela colheita são importantes informações para o manejo adequado da adubação. Assim, foi instalado um experimento com objetivo de caracterizar as curvas de crescimento e de acúmulo de nutrientes do meloeiro amarelo (Cucumis melo L.), cultivar Gladial, na estação experimental de Bebedouro (Petrolina, PE), pertencente à Embrapa Semiárido. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições, sendo coletadas três plantas por bloco aos 20, 30, 40, 50 e 60 dias após o transplantio. O ‘Gladial’, apresentou crescimento e acúmulo de nutrientes inicial lento, intensificando-se a partir dos 25 dias. Os maiores incrementos na matéria seca total, maiores taxas de absorção e de acúmulos de nutrientes na parte aérea e nos frutos, ocorreram no período de 37 a 56 dias para os macronutrientes e 42 a 48 dias para os micronutrientes. O acúmulo de macro e micronutrientes na parte aérea das plantas seguiu a ordem K>N>Ca>Mg>S>P e Fe>Zn>B>Mn>Cu. A ordem para a exportação foi K>N>Mg>P>S>Ca, sendo, cerca de 80, 62, 52, 36, 23 e 7%, respectivamente do total absorvido pelas plantas, exportado pela colheita. Para os micronutrientes, a ordem de exportação foi Zn (59%)>B=Cu (58%)>>Mn (50%)>Fe (34%). A época de maior demanda por nutrientes ocorreu nas fases de frutificação e enchimento de frutos (dos 30 aos 50 dias), exceto para o K, que foi na época de enchimento de frutos e maturação. Para melhor eficiência da adubação, as doses de nutrientes aplicadas via fertirrigação devem ser crescentes, obedecendo-se à marcha de absorção.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.