Avaliação do relevo e identificação de áreas de risco geológico e impactadas pela catástrofe climática em 2024.
Avaliação do relevo e identificação de áreas de risco geológico e impactadas pela catástrofe climática em 2024.
Autoria: HOFF, R.
Resumo: Os deslizamentos de terra são alguns dos desastres mais comuns no mundo, vitimando milhares de pessoas, moradias e infraestruturas a cada ano. Os movimentos de massas contendo sedimentos e solos, leitos rochosos e blocos de rochas ocorrem até mesmo em encostas inteiras de montanhas, sendo geralmente induzidos pela força gravitacional. Existem inúmeras forças contribuintes para um deslizamento de terra, muitas das quais podem ser monitoradas ou observadas por meio de dados de sensoriamento remoto. As chuvas intensas ou prolongadas são as causas mais frequentes de deslizamentos de terra, pois reduzem o atrito entre os materiais e aumentam a pressão da água dentro dos poros do solo e da rocha, aumentando a probabilidade de fraturas (Bitar, 2014), a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Parte de livro (capítulos de livros, trabalhos e resumos publicados em anais ou em coletâneas)
Unidade: Embrapa Uva e Vinho
Palavras-chave: Análise do Solo, Catástrofe climática, Clima, Climatologia, Erosão do Solo, Mudança Climática, Relevo, Risco Climático
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.