Propriedades físicas e tecnológicas de arroz produzido em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PIAIA, G. H. Z.; MORGAN, I. R.; SILVA, F. P.; TORRES, J. L. L.; FURTINI, I. V.; MAGALHÃES, C. A. de S.; BOTELHO, F. M.; BOTELHO, S. de C. C.

Resumo: A sucessão soja-milho tem sido utilizada extensivamente e, considerando-se os riscos quanto à sustentabilidade, outras culturas devem entrar em um esquema de rotação. O arroz de terras altas é uma das culturas aptas para ingresso em sistemas agrícolas intensivos de rotação e sucessão, como os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. Objetivou-se avaliar as características pós-colheita e qualidade tecnológica dos grãos de arroz cultivados em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Não houve diferença significativa na massa de mil grãos entre os sistemas de produção, porém essa foi inferior à faixa esperada para a cultivar A502. Os sistemas de produção não alteraram os parâmetros de cor dos grãos, renda de benefício e rendimento de grãos inteiros. Assim, conclui-se que os sistemas integrados não impactam as propriedades físicas e tecnológicas do arroz.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.