Castanha-do-Brasil com casca: mercado mundial e taxas de crescimento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GAZZOLA, R.; GOMES, E. G.; ARAGÃO, A. A.; DIAS, J. M. C. de S.

Resumo: Nesse estudo apresenta-se a participação do Brasil no mercado mundial de Castanha-do-Brasil com casca, por meio de uma abordagem quantitativa (taxas de crescimento sob capitalização contínua). Foram utilizadas séries temporais de dados de produção, exportação e importação do FAOSTAT. Entre 2014 e 2022, o Brasil produziu 47% do total mundial de Castanha-do-Brasil, exportou 56% da quantidade total mundial e arrecadou 52% do valor total movimentado com a exportação da Castanha-do-Brasil com casca. A taxa de crescimento da produção brasileira, nesse período, foi negativa e altamente significativa (-1,31%a.a.). A Bolívia produziu 44% da produção mundial, com taxa de crescimento negativa e significativa (-0,65%a.a.). O Peru é o terceiro maior produtor com 9% da produção mundial e com taxa de crescimento positiva e altamente significativa de 3,41%a.a. O Brasil foi o primeiro exportador mundial em valor (52%). Exportou cinco vezes mais que o segundo exportador: Bolívia (10%).

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.