Agroecossistemas multifuncionais sustentáveis aumentam a resiliência do cultivo do meloeiro amarelo irrigado no Semiárido frente às mudanças climáticas?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACEDO, M. V. de; COSTA, B. B.; OLIVEIRA, V. R. de; LIMA, R. L. F. de A.; SALVIANO, A. M.; SIGNOR, D.

Resumo: Os agroecossistemas desempenham papéis cruciais na regulação e suporte ecológico associados a práticas conservacionistas, favorecendo a sustentabilidade agrícola. Este estudo avalia a qualidade física e micorrízica do solo no cultivo de meloeiro com o uso de agroecossistemas multifuncionais compostos pela combinação de misturas de plantas de cobertura e manejo de solo. O manejo do solo, sem revolvimento, resultou na melhoria das condições físicas do solo, principalmente relacionadas à sua capacidade de reter e fornecer água para as culturas e na atividade dos fungos micorrízicos arbusculares, importante para o aumento da ciclagem e da eficiência de uso de nutrientes pelas plantas.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.