Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado.
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado.
Autoria: YURI, J. E.
Resumo: O melão (Cucumis melo L.) e a melancia [(Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum & Nakai] pertencem à família das Cucurbitáceas, sendo espécies muito cultivadas e apreciadas mundialmente. Ambos apresentam grande importância socioeconômica no Brasil devido às suas características de ciclo relativamente curto, com elevadas produções por área, demandando o emprego de grande número de mão de obra e gerando renda para os produtores, que em sua grande maioria, são agricultores familiares. No Brasil, no ano de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas aproximadamente 614 mil toneladas de frutos de melão em uma área próxima de 24 mil hectares, com uma média de produtividade de 25,7 t/ha. Nesse mesmo ano, a produção de melancia foi da ordem de 2,18 milhões de toneladas de frutos colhidos em uma área de 98 mil hectares, proporcionando uma produtividade média de 22,2 t/ha. O estado do Rio Grande do Norte se destacou como o maior produtor, tanto de melão como de melancia. Apesar de serem da mesma família, cada uma apresenta sua particularidade. O melão tem o cultivo basicamente concentrado na região Nordeste do país, sendo produzido tanto por pequenos agricultores familiares, assim como por grandes empresas agrícolas, que produzem milhares de hectares por ano. Para o cultivo de melão, atualmente, uma série de tecnologias de produção foram inseridas, tais como novos híbridos, entre as quais podem ser citadas as cultivares BRS Anton e BRS Araguaia, novos sistemas de cultivo, com utilização de filmes plásticos para cobertura de solo, aplicação de manta para o controle de pragas, uso de irrigação localizada e fertirrigação, com aplicação de fertilizantes e agroquímicos via água de irrigação, controle de polinização, colheita e pós?colheita.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Parte de livro (capítulos de livros, trabalhos e resumos publicados em anais ou em coletâneas)
Unidade: Embrapa Semiárido
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.