Impacto ambiental por postes tratados em Planossolo Hidromórfi co no Sul do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FILIPPINI ALBA, J. M.; PERERA, A. R. F.

Resumo: Resumo – O uso de postes foi intensifi cado nos últimos anos, devido à necessidade de suporte das redes elétrica e de comunicação, sendo que os postes de madeira são usualmente preferidos, pelo reduzido potencial de impacto ambiental. Porém, existem dúvidas em relação à transferência de elementos inorgânicos potencialmente tóxicos ao solo no local de instalação, induzindo possível toxicidade crônica. Assim, em projeto coordenado pela Embrapa Florestas (Colombo, PR), foi instalada uma grade de 30 postes de eucalipto, 50% tratados com solução CCA e 50% não tratados, nos campos experimentais da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), visando avaliar a durabilidade e potencial de contaminação do solo. Análises realizadas após 8 anos de instalação dos postes mostraram poucos efeitos de toxicidade no solo local.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.