NÍVEIS de referência de carbono orgânico no solo sob vegetação natural dos biomas brasileiros.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O teor de carbono orgânico (C org) representado na forma de faixas, categorias ou níveis é adequado para a avaliação do estado atual e do potencial de acúmulo de matéria orgânica nos solos. Nos solos cultivados, esses níveis são orientadores para o monitoramento da influência das culturas, arranjos de culturas, sistemas de cultivo e das práticas e/ou manejo no incremento de matéria orgânica. O estabelecimento dos níveis (baixo, médio e alto) considera variações das camadas de solo até a profundidade de 40 cm e em diferentes formas de avaliação: i) por bioma e textura (tabelas 1 a 5); ii) por bioma (tabela 6); iii) por textura (tabela 7); iv) em geral (tabela 8). Para mais detalhes, Fontana et al. (2024). Algumas classes de textura têm insuficiência de dados para a definição dos níveis, especialmente, a classe siltosa. No bioma Pampa, os dados são insuficientes para todas as texturas, não sendo obtido a condição por bioma e textura.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Folders

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.