Produção de insumos agrícolas a partir de resíduos agroindustriais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BENITES, V. de M.

Resumo: Toda atividade agroindustrial está associada à geração de resíduos. São considerados resíduos, materiais que não apresentam, dentro de um processo de produção, valor econômico na sua forma original, ou que apresentam valor muito baixo, e que representam problemas quanto a sua destinação e armazenamento. Cada atividade agroindustrial tem um ou mais produtos alvo (ou subprodutos) e dentro de cada processo de produção, diferentes materiais podem ser considerados resíduos. Logo, um resíduo não é obrigatoriamente um material perigoso ou sem valor. O que é resíduo em um processo pode ser matéria prima para outro. Nesse sentido, qualquer esforço na transformação de um resíduo agroindustrial em um produto comercial é duplamente positivo, por reduzir o custo de disposição do resíduo e por permitir nova receita a partir de uma matéria prima de custo negativo.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.