Estudo de associação da inserção de 1,8 kb no gene RXFP2 para ausência de chifres em ovinos da raça Morada Nova.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, A. F. M.; SILVA, K. de M.

Resumo: Resumo - Os chifres presentes nos ruminantes possuem funções de autodefesa contra predadores e desempenham um papel significativo na seleção sexual, facilitando a competição entre machos de uma mesma espécie pela fêmea. Entretanto, nas criações de ovinos, os chifres são frequentemente indesejados devido aos danos potenciais ao criador e aos outros animais. Uma vez que os métodos de descorna são invasivos e, portanto, levantam questões de bem-estar animal, a seleção para o caráter mocho oferece uma alternativa promissora. Nesse contexto, a presente pesquisa se concentrou na inserção de 1,8 kb na região 3’-UTR do gene RXFP2, que foi associada à ausência de chifres em ovinos. Com o objetivo de avaliar a associação em ovinos Morada Nova, foram genotipados 89 animais machos e fêmeas a partir do DNA extraído de amostras de sangue armazenadas no banco de tecidos da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.