Acúmulo de nutrientes em Dioscorea cayennensis L. submetidos a aplicações de diferentes adubos e bioestimulante.
Acúmulo de nutrientes em Dioscorea cayennensis L. submetidos a aplicações de diferentes adubos e bioestimulante.
Autoria: SANTOS, I. H.; GARRIDO, M. da S.; OLIVEIRA, F. F. de; NAGAHAMA, H. de J.; SIMOES, W. L.; MACEDO, B. L. do N.
Resumo: O inhame é uma planta que possui grande importância socioeconômica na região nordeste do país, fazendo parte da dieta regional; destaca-se por possuir valor agregado de suas túberas em relação a outras fontes de carboidrato, como batata doce e mandioca. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a combinação de doses de potássio associada a fósforo, micronutrientes e bioestimulante no acúmulo de teores de nutrientes em Dioscorea cayennensis L. O delineamento foi em blocos casualizados, sendo os tratamentos compostos por: sulfato de potássio; sulfato de potássio + fósforo; sulfato de potássio + fósforo + micronutrientes; sulfato de potássio + fósforo + micronutrientes + bioestimulante Raiza®; e testemunha. O bioestimulante foi aplicado diretamente ao solo em forma de solução a 10% de concentração. As aplicações dos adubos foliares foram realizadas a cada 15 dias, tendo início aos três meses após o plantio. Os nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro e manganês foram determinados através da metodologia da EMBRAPA (2011), por digestão proposto por Thomaz et al. (1967) com a utilização de ácido sulfúrico e peróxido de hidrogênio. A aplicação da adubação potássica associada a fósforo, micronutriente e bioestimulante (T5) incrementou de maneira significativa o acúmulo dos nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio e ferro em túberas de inhame. T5 apresentou a maior média de peso das túberas, 1,677 kg, diferindo significativamente da testemunha. Os tratamentos não influenciaram os teores de macro e micronutrientes sobre as folhas da cultura. Os fertilizantes utilizados nos tratamentos não influenciaram de maneira significativa o peso, nem comprimento médio das túberas.
Ano de publicação: 2024
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Semiárido
Palavras-chave: Bioestimulante, Dioscorea cayennensis, Fósforo, Inhame, Potássio, Yams
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.