Substratos para o crescimento de mudas em genótipos de camucamuzeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FRANCO, E. C.; NASCIMENTO, W. M. O. do; SANTOS, C. X. dos; SILVA, L. R. de L.

Resumo: O camucamuzeiro (Myrciaria dubia), nativo da Amazônia, é valorizado por sua alta concentração de vitamina C. Embora a produção de mudas por sementes seja comum, a propagação assexuada por enxertia é mais adequada para pomares comerciais devido à segregação gênica nas plantas de sementes. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos no crescimento de mudas em dois genótipos de camucamuzeiro. O experimento foi realizado no viveiro da Embrapa Amazônia Oriental, com utilização de dois genótipos de camucamuzeiro (Cpatu-3 e Cpatu-6). Os recipientes foram preenchidos com os seguintes substratos: A) 60% solo vegetal + 40% de cama de aviário, B) 30% solo vegetal + 20% resíduo vegetal + 20% barro + 30% de NPK (10.28.20), C) 30% solo vegetal + 30% barro + 30% esterco de catitu + 10% NPK (10.28.20), D) 30% solo vegetal + 30% barro + 15% resíduo vegetal + 15% esterco de catitu + 10% NPK (10.28.20). As plântulas foram transplantadas para vasos com e mantidas em viveiro coberto por até 180 dias. O crescimento dos genótipos foi avaliado a cada 60 dias, medindo altura e diâmetro do coleto. O delineamento inteiramente casualizado envolveu esquema fatorial com dois fatores (genótipos x substratos), totalizando oito tratamentos com quatro repetições. Análises de variância e comparações de médias foram realizadas utilizando-se o programa RStudio. Os melhores substratos para o crescimento das mudas de camucamuzeiro foram os substratos B e D. O substrato A com 40% de (CA) foi o menos eficaz no desenvolvimento das mudas. Houve interação significativa entre os tipos de substratos e os genótipos avaliados para a altura das mudas. Com os resultados obtidos pode-se concluir que: os substratos B e D favorecem o crescimento em altura das mudas de camucamuzeiro, no genótipo Cpatu-3. Em relação ao diâmetro do coleto, as mudas produzidas nos substratos B, C e D têm as maiores médias para os dois genótipos de camucamuzeiro avaliados.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.