Rede territórios dos saberes e sabores.
Rede territórios dos saberes e sabores.
Autoria: SILVA, A. G.; ESTANISLAU, F. M.; SILVA, R. K. da; NOBRE, L. L. DE M.
Resumo: Esta publicação ilustra o esforço coletivo da Embrapa, parceiros e participantes do projeto Paisagens Alimentares, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Dentre outros resultados, buscou estruturar um modelo de governança participativa para um turismo de base comunitária sustentado no conceito de paisagens alimentares. A partir de uma abordagem participativa de pesquisa e desenvolvimento no campo da territorialidade e inovação social, o projeto proporcionou a criação de novos laços entre o rural e o urbano. Contribuiu, também, para o desenvolvimento de modelos de organização social atrelados a sistemas alimentares. Um dos resultados é a rede sociotécnica “Territórios dos Saberes e Sabores”, que integra as comunidades participantes. As seis experiências turísticas apresentadas neste material são únicas e autênticas. Elas demonstram as riquezas que os turistas podem vivenciar, conectando o território com os seus recursos naturais, a comida e os patrimônios culturais materiais e imateriais que compõem estas paisagens alimentares em três estados do Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Folhetos
Unidade: Embrapa Alimentos e Territórios
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Agroecologia, Aratu, Açúcar, Beijus, Biodiversidade, Caatinga alagoana, Catadoras de Mangaba, Coco, Complexo Arqueológico Nova Esperança, Comunidade, Comunidade quilombola, Cultura, Cultura alimentar, Farinha de mandioca, Folclore, Funji, Indiaroba, Jabuticaba, Ma lcasados, Mandioca, Mangaba, Marisqueiras, Mata Atlântica, Mata de Restinga, Nordeste do Brasil, Olho dÁgua do Casado, Paisagens alimentares, Palmeira dos Índios, Pesca Artesanal, Queijada, Quilombo Engenho Siqueira, Rede socioténica, Saroio, Serra das Pias, Sirinhaém, São Cristóvão, São Francisco, Territorialidade, Tradições alimentares, Turismo, Velho Chico, Área de Proteção Ambiental de Guadalupe
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.