Estimativas de componentes de variância por meio de modelos de regressão aleatória em registros de helmintos gastrointestinais na raça Angus.
Estimativas de componentes de variância por meio de modelos de regressão aleatória em registros de helmintos gastrointestinais na raça Angus.
Resumo: Um total de 6.375 contagens semanais de ovos por grama de fezes (OPG) foi obtido de 409 animais, pertencentes ao rebanho Wye Angus do Beltsville Agricultural Research Center /ARS/ USDA, entre os anos 1992 e 2003. Para estimação dos componentes de (co)variância, os dados originais foram transformados usando a transformação de Box-Cox. Os arquivo de dados de OPG foram analisados por meio de modelos de regressão aleatória (MRA) e método da Máxima Verossimilhança Restrita. Dentro das diferentes ordens de polinômios de Legendre usadas, o polinômio de ordem 4 foi o que melhor ajustou os dados de OPG. Os resultados indicaram que a tranformação de Box-Cox influenciou diretamente as estimativas de (co)variância e parâmetros genéticos e que o valor de l , estimado por ML, é aquele que possui maior acurácia.
Ano de publicação: 2007
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Bovino, Componentes de variância, Fezes, Ovo, REML, Transformação de Box-Cox
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.