Aprendizados no manejo de aléias com Cratylia argentea e Gliricidia sepium.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MATRANGOLO, W. J. R.; CAMPANHA, M. M.; FRAZÃO, L. A.; COSTA, S. H. P.; MOREIRA, J. G. de F.; TEIXEIRA, E. C.

Resumo: Minas Gerais tem forte passivo ambiental relacionado à exaustão de solos agrícolas e pastagens. O custo elevado das sementes de adubos verdes limita o uso dessa tecnologia para a melhoria da qualidade do solo em curto prazo. Neste contexto, o arranjo produtivo em sistema de aléias, com leguminosas perenes, se apresenta como uma opção para melhorar a qualidade do solo. Foi monitorada, ao longo de 10 anos, a sobrevivência, a produção de fitomassa das leguminosas perenes Cratylia argentea e Gliricidia sepium em sistema de aleias e o impacto desse aporte de fitomassa na qualidade química do solo. Após 10 anos consecutivos e 29 podas drásticas, a sobrevivência foi de 58,3% para as plantas de cratília e 44,2% para gliricídia. A estimativa de aporte de fitomassa seca por ha acumulada no período foi de 106,64 t para o sistema de aleia com cratília e de 111,85 t para o sistema de aleia com gliricídia. Houve melhoria na qualidade química no solo que recebeu a fitomassa das duas leguminosas.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.