Impactos do processamento, fermentação e condições de armazenamento na conservação de café robusta amazônico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, P. H. A.; VILELA, A. L. de O.; ROSA, S. D. V. F. da

Resumo: Cafés do tipo robusta da região amazônica vêm ganhando evidência em qualidade, respondendo às novas exigências do mercado e atraindo novos consumidores. O índice tecnológico empregado na produção e comercialização de café no estado de Rondônia tem sido cada vez mais sofisticado, com ganhos em produtividade e qualidade. A fermentação do café tem sido muito utilizada por proporcionar nuances especiais de sabores e aromas, melhorando o perfil sensorial. A técnica pode ser realizada nos frutos íntegros (café natural) ou descascados (cerejas descascados–CD), obtendo-se o café fermentado. Além disso, o armazenamento é de suma importância para a manutenção da qualidade do produto, qualidade esta que é conquistada ao longo de toda a condução da lavoura e na pós-colheita. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a influência de diferentes condições de armazenamento e processamento na qualidade do café da variedade robusta originário da região amazônica.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Café

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.