Avaliação do modelo plano 3D para determinação de carbono em solos brasileiros utilizando um sistema LIBS automatizado para análise comercial em larga escala.
Avaliação do modelo plano 3D para determinação de carbono em solos brasileiros utilizando um sistema LIBS automatizado para análise comercial em larga escala.
Resumo: O solo tem uma grande importância na mitigação dos gases do efeito estufa (GEE), uma vez que armazena pelo menos duas vezes mais carbono do que está contido na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2) e pode retê-lo por longos períodos. Nesse contexto, a Conferência Mundial do Clima de 2015, em Paris, lançou a iniciativa 4 por 1000 para promover uma rede voluntária global com foco em aumentar em 0,04% o estoque de carbono no solo e compensar o aumento anual nas emissões antropogênicas de CO2 na atmosfera. Um dos maiores desafios dessa iniciativa é a disponibilidade de técnicas que permitam a mensuração, reporte e verificação do carbono estocado no solo de forma precisa, reprodutível e economicamente viável. Nesse contexto, a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) é uma técnica promissora para a determinação da fertilidade dos solos, pois é uma técnica de análise rápida e ambientalmente amigável. Neste estudo, o modelo plano 3D que é um caso particular de regressão linear múltipla (MLR) foi usado para a predição do carbono nas amostras de solos. O modelo plano 3D apresentou bom desempenho para as figuras de mérito avaliadas, incluindo: coeficiente de determinação (R2 ); razão de desempenho interquartil (RPIQ); erro quadrático médio de calibração (RMSEC); e erro quadrático médio de validação (RMSEV). Os resultados deste estudo indicam que a técnica LIBS em conjunto com o modelo 3D tem potencial para a determinação de carbono em solos em escala comercial, fornecendo resultados confiáveis, rápidos e com baixo custo, uma vez que reduz o uso de reagentes químicos e geração de resíduos. Assim, a técnica de LIBS pode contribuir para o mapeamento do carbono visando a definição de zonas de manejo e a aplicação de insumos como fertilizantes, corretivos e sementes a taxa variável.
Ano de publicação: 2024
Tipo de publicação: Parte de livro (capítulos de livros, trabalhos e resumos publicados em anais ou em coletâneas)
Unidade: Embrapa Instrumentação
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.