Parcerias em P&D e construção do conhecimento na agricultura: perspectivas políticas e contradições burocráticas.

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Autoria: GUEDES, V. G. F.

Resumo: O artigo reporta uma pesquisa em que verificaram-se relações da parceria interinstitucional, como modo organizacional, com a produção em pesquisa e desenvolvimento-P&D agrícola na Embrapa; modo esse eleito pela similitude com o que propõem Gibbons et al. (1996) sobre “a nova produção do conhecimento” e com a inovação contextual. Metodologicamente coletaram-se dados de gestão da Empresa, de 2000 a 2003, contabilizados sob quatro subconjuntos de indicadores: produção técnico-científica; produção de publicações técnicas; transferência de tecnologia e promoção da imagem; desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos. Esses e mais a produção total são as variáveis de produção em P&D nesta pesquisa. Procedeu-se à análise estatística e à discussão qualitativa, buscando entender a subjetividade do objeto estudado. Na condição de resultados, destaca-se a amplitude entre observações extremas para 5 das 6 variáveis. A correlação entre índices de parceria de um lado e produção em P&D de outro é baixa. Discute-se a possível ausência de influência entre as variáveis independente e dependentes. Consideraram-se as diferenças entre as unidades da Embrapa: maiores índices de parceria são esperados daquelas com maior corpo de pessoal, mais amplo espectro de linhas de pesquisa ou localizadas em territórios mais concentrados em C&T. Na outra mão, a discussão busca um fulcro na ideia de parceria como elemento essencial do novo modo de construção do conhecimento e do processo de inovação contextual (SILVA et al., 2006). Finalizando, considera-se que os resultados quantitativos não autorizam concluir que parcerias sejam desprezíveis para a construção do conhecimento. De um lado, os achados são limitados e, de outro, o universo estudado é rico em diversidade. Daí admitir-se que tal formato organizacional não deve ser desprezado como estratégia favorável ao novo modo de construção do conhecimento e a uma pesquisa atenta ao próprio contexto.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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