Elaboração de análogos de arroz utilizando extrusão termoplástica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, C. W. P. de; ALVES, T. T.; COSTA, E. S. L.; TAKEITI, C. Y.

Resumo: A quirera é um subproduto da indústria arrozeira e seu reaproveitamento favorece sua valorização e uma produção sustentável, que traz benefícios para a população pois pode substituir outros cereais devido ao seu valor nutricional e por não conter glúten. O processo de extrusão, no qual é utilizado cisalhamento, calor e umidade, permite reaproveitar esse produto de forma vantajosa. É uma tecnologia com alta versatilidade, baixo custo, alta produtividade e baixa geração de resíduos, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As propriedades físicas dos análogos de arroz, determinadas pelo teste de qualidade de cozimento (tempo ótimo de cozimento, aumento do peso e perda de sólidos solúveis) e perfil de textura, mostram que os análogos têm menor tempo de cozimento e aumento de peso, além de maiores perda de sólidos solúveis, dureza e adesividade quando comparado ao arroz branco polido.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.