Adensamento versus volume da dieta líquida: efeito no desenvolvimento corporal e desempenho de bezerros.
Adensamento versus volume da dieta líquida: efeito no desenvolvimento corporal e desempenho de bezerros.
Autoria: SILVA, L. A. de J.; MENDES, S. M.; GRAÇAS, A. V. das; SGUIZZATO, A. L. L.; DIAVÃO, J.; SILVA, A. S.; COELHO, S. G.; CAMPOS, M. M.; MACHADO, F. S.
Resumo: O adensamento da die ta líquida de bezerras é uma estratégia que consiste em aumentar a porcentagem de sólidos visando garantir um aporte de nutrientes adequado para a criação das bezerras. Ainda não foi estabelecido um limite de adensamento que otimize o desempenho dos animais, implicando na necessidade de mais estudos sobre o assunto. Objetivou-se avaliar o efeito do adensamento em comparação com o volume da dieta líquida com a mesma quantidade de sólidos totais no desenvolvimento corporal e desempenho de bezerros da raça Holandesa. Foram utilizados 30 bezerros (18 machos e 12 fêmeas) da raça Holandesa, que receberam um de dois tratamentos, respeitando a mesma proporção entre machos e fêmeas, sendo: i) volume: 6 L de sucedâneo Nurture® Prime, [750 g; 12,5% de sólidos totais (ST)] por dia fracionados em duas refeições (3 L às 08h30 e 14h30).; e ii) adensado; 4,5 L de sucedâneo Nurture® Prime, (750 g; 16,7% ST) por dia (2,25 L às 08h30 e às 14h30). Os animais foram pesados ao nascimento, e a cada sete dias, até o final do período experimental (70 dias) às 7h em balança mecânica antes do fornecimento da dieta líquida da manhã. Para acompanhamento do desenvolvimento corporal foram realizadas as medições com os animais em estação em local plano, com trena e fita métrica da largura de garupa ((LG); distância entre as pontas dos íleos); altura de cernelha ((AC); distância entre o chão até a cernelha) e perímetro torácico ((PT); circunferência do tórax logo após as escápulas, sob o externo). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos e 15 repetições por tratamento. Os dados foram analisados utilizando o pacote estatístico R e as médias dos tratamentos foram comparadas utilizando o teste de Tukey. As diferenças entre as médias foram consideradas significativas quando P ? 0,05. Não houve diferença entre os tratamentos no desenvolvimento corporal e desempenho (P > 0,05). O desenvolvimento corporal e o desempenho de bezerros da raça Holandesa até os 70 dias não são alterados quando submetidos à dieta líquida adensada com a mesma quantidade de sólidos totais.
Ano de publicação: 2024
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Bovino, Período pré-desaleitamento, Sucedâneo do Leite
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.