Demanda por hortaliças e renda: constatações relativas às preferências por locais e frequência de compras.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARJOTTA-MAISTRO, M. C.; PEDROSO, M. T. M.; ADRIANA ESTELA SANJUAN MONTEBELL; SANTOS, J. A. dos; LOBO, A. A. G.

Resumo: Um estudo recente sobre governança e transações das cadeias econômicas de frutas e hortaliças revelou a crescente participação de grandes redes supermercadistas no Brasil, comprando diretamente dos produtores. Os supermercados são valorizados pela conveniência de oferecer uma variedade de produtos em um só lugar, com horários flexíveis e ambientes cobertos, aumentando a frequência de visitas dos consumidores devido à perecibilidade das hortaliças. O artigo objetiva investigar os locais e a frequência de compra de hortaliças conforme a renda familiar. Utilizando um questionário online com 852 respondentes de 186 cidades brasileiras, os resultados mostraram que o supermercado é o local de compra mais frequente (40% ou mais em todas as faixas de renda). A maioria dos consumidores compra hortaliças uma vez por semana. A pesquisa fornece insights estratégicos para marketing alimentar e planejamento logístico, considerando diferentes estratégias para diferentes faixas de renda.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.