Avaliação de teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante em resíduos da indústria vitivinícola do Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, J. G.; BARROS, E. S. de; FREITAS, S. T. de; RYBKA, A. C. P.

Resumo: O mercado vitivinícola está crescendo no Brasil, com o surgimento de novas áreas de produção de uvas e vinhos. No Vale do São Francisco, os vinhedos do Semiárido nordestino geram resíduos que podem causar problemas econômicos e ambientais, aumentando a preocupação com o destino dado aos mesmos. O grande desafio é transformar esses resíduos, que são ricos em compostos bioativos e valor nutricional, em coprodutos passíveis de reprocessamento. Deste modo, o objetivo deste estudo foi avaliar o teor de compostos fenólicos e atividade antioxidante em resíduos do desengace das uvas do Vale do São Francisco armazenados sob diferentes condições. Foram utilizadas uvas das variedades Cabernet Sauvignon e Egiodola. Os resíduos foram armazenados a 0 °C, 10 °C e 20 °C por 6 semanas, moídos em espessura de 1 mm e extraídos sob 60 °C por 30 minutos em solução de etanol sólido/líquido de 1:10. A extração foi realizada por meio de banho- maria, incubação e ultrassom com e sem temperatura. As análises e extração foram realizadas em triplicata. Foram analisados os compostos fenólicos totais e a capacidade antioxidante por DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazil). Com o armazenamento a 0 ºC, observou-se maior teor dos compostos fenólicos (alcançando 74,94 mg EAG/g de raquis) e maior atividade antioxidante (0,018 mMol TEAC/g de ESL), comparado com o armazenamento nas demais temperaturas. O método que melhor extraiu os compostos fenólicos foi ultrassom com temperatura, alcançando valores mais altos em comparação com os outros métodos.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.