Segregação para cor em plântulas F1 e F2 de goiabeiras com frutos de polpa vermelha × roxa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A goiabeira (Psidium guajava) é uma fruteira de grande importância no Brasil, especialmente na região do Vale do São Francisco. Em geral, a cor dos frutos está associada a compostos bioativos: cor vermelha com carotenoides, principalmente licopeno, e cor roxa com antocianinas. O objetivo deste estudo foi avaliar a segregação para cor da plântula em cruzamento de goiabeira ‘Pedro Sato’ × goiabeira com frutos de polpa roxa para orientar no desenvolvimento de cultivares com teores elevados de carotenoides e antocianinas. Cruzamentos manuais entre os dois parentais foram realizados no ponto de ruptura do cálice do botão floral. A hibridização foi confirmada por caracteres fenotípicos e por marcadores de polimorfismo de nucleotídeo único. Sementes de frutos resultantes de polinização cruzada foram colhidas e beneficiadas separadamente. Plântulas com 40 dias foram repicadas para sacos de mudas. Plantas F1 foram transplantadas no campo Experimental de Bebedouro e, após 4 meses, foi iniciada a garfagem no porta-enxerto BRS Guaraçá. Botões florais de plantas F1 desse cruzamento foram protegidas com sacos de TNT para efetuar autopolinização. Sementes de 13 frutos autopolinizados (famílias) foram semeadas em diferentes vasos e as plântulas F2 avaliadas quanto à cor verde ou roxa, seguida de repicagem para sacos de mudas. O teste do qui-quadrado foi aplicado para testar segregações mendelianas. Na geração F1, 100% das plântulas apresentaram cor verde, indicando dominância dessa cor sobre a cor roxa. Na geração F2, plântulas de dez famílias apresentaram segregação 3:1 (p=0,05), enquanto outras três famílias desviaram dessa segregação (p?0,05). Os dados das gerações F1 e F2 indicam herança simples, com dominância da cor verde sobre a cor roxa e segregação mendeliana 3:1 das plântulas desse cruzamento. Plântulas de cor roxa serão transplantadas e enxertadas no BRS Guaraçá para avaliações diversas, objetivando o desenvolvimento de cultivares pioneiras de goiaba roxa, que associem teores elevados de carotenoides e antocianinas.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.