Acúmulo de fitomassa e exportação de nutrientes pelo melão amarelo (Cucumis melo L.) cultivado em ambiente Semiárido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACEDO, M. V. de; OLIVEIRA, V. R. de; BARBOSA, K. V. F.; CAVALCANTE, R. O.; BARBOSA, I. M.; SALVIANO, A. M.

Resumo: O reúso de água cinza vem sendo realizado no Brasil, principalmente em áreas com limitação hídrica para a atividade agrícola, contribuindo na produção de alimentos, principalmente forrageiras. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade do reúso de água cinza e da adubação com esterco de caprino no cultivo de palma-forrageira ‘Orelha de Elefante’. Os tratamentos utilizados foram: água de reúso, sequeiro e água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Adicionou-se 2 L de água três vezes por semana até os seis 6 meses. Posteriormente, adicionou-se 2,5 L uma vez por semana, por gotejo, até 1 ano após o plantio. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas; sendo a adição ou ausência de esterco considerada como parcelas e os três tratamentos como subparcelas. Os dados foram submetidos à análise de variância, utilizando-se o programa Sisvar 5.0. Para comparação entre os tratamentos foi realizado o teste de média de Tukey a 0,05 de probabilidade. As variáveis altura (ALT) e massa fresca (MF) não apresentaram interação significativa entre tratamentos e esterco. Para as variáveis número de raquetes (NR) e massa seca (MS), independente do esterco, o melhor tratamento foi o que empregou água cinza. A utilização do esterco proporcionou ganhos significativos para todas as variáveis estudadas em todos os tratamentos. Houve efeito significativo para tratamentos, sendo aquele com reúso de água superior aos demais. O uso de água cinza aumentou NR em seis unidades e a altura das raquetes em cerca de 30 cm. A água residual resultou em ganhos de cerca de 40% para MF, além de quase triplicar o valor de MS, quando comparado com água da Compesa (1406.68 > 469.55). Os tratamentos sequeiro e água da Compesa não diferiram quanto às variáveis ALT, NR e MS. O uso de água cinza apresenta-se viável visto que tem contribuído para aumentar a produção de palma-forrageira.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.