Definição de doses de manipueira para o controle do míldio (Plasmopara vitícola Berl.) em quatro variedades de videira.
Definição de doses de manipueira para o controle do míldio (Plasmopara vitícola Berl.) em quatro variedades de videira.
Autoria: ESCOBAR, K. C.; SANTOS, J. L. F. dos; GONÇALES, G. A.; PASSOS, T. O.; GAVA, C. A. T.
Resumo: O uso constante de fungicidas sintéticos para o controle do míldio da videira (Plasmopara vitícola) apresenta risco de levar ao surgimento de raças resis- tentes e contaminação dos alimentos, do produtor e do ambiente. Por esse motivo, busca-se continuamente por alternativas ambientalmente amigáveis de manejo para doenças das plantas cultivadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de controle de um produto à base de manipueira contra o míldio em quatro variedades de videira (Vitis sp.). O experimento foi realizado em casa de vegetação (27 ºC; UR 70%), em delineamento inteiramente ca- sualizado em arranjo fatorial, com 12 repetições. Os fatores estudados foram as doses de manipueira: 0 mL L-1, 10 mL L-1, 20 mL L-1, 30 mL L-1, 50 mL L-1 aplicados semanalmente; e quatro variedades de videira: BRS Melodia, BRS Isis, BRS Vitória e BRS Núbia. Os tratamentos foram aplicados com auxílio de um pulverizador manual sobre mudas com 45 dias após uma poda de for- mação. Três horas após a aplicação dos tratamentos, as plantas foram inocu- ladas com suspensão P. vitícola (106 esporângio mL-1) na superfície abaxial e adaxial das folhas. As avaliações da incidência e severidade da doença foram realizada a partir do quinto dia após a aplicação do inóculo durante 5 sema- nas. Para as avaliações foi utilizada uma escala de notas para estimativa do índice de MacKinley. Houve interação significativa entre os genótipos e as do- ses de manipueira, com as cultivares BRS Isis e BRS Melodia apresentando o menor índice de doenças. De forma geral, a aplicação de manipueira redu- ziu a incidência e severidade do míldio ao longo do tempo. A maior eficiência de controle, medida pela redução percentual da área lesionada, foi alcançada com dose estimada de 64,3 (IC= 55,0 – 72,5) mL L-1 para alcance de 90% de eficiência. Estudos complementares serão realizados para a incorporação da manipueira no manejo integrado do míldio da videira.
Ano de publicação: 2022
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Semiárido
Palavras-chave: BRS Isis, BRS Melodia, BRS Núbia, BRS Vitória, Controle do míldio, Doença, Manipueira, Míldio da videira, Plasmopara viticola, Redução dos impactos ambientais, Uva
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.