Efeitos do estresse térmico na atividade da ruminação e na degradabilidade ruminal in situ em vacas leiteiras.
Efeitos do estresse térmico na atividade da ruminação e na degradabilidade ruminal in situ em vacas leiteiras.
Autoria: COMINATO, V.; ALBUQUERQUE, B. S. F.; PEREIRA, B. P.; RIBEIRO, A. K. do C.; SOARES, G. O.; PAIXÃO, R.; MAIA, G. G.; SIQUEIRA, L. G. B.; CAMARGO, L. S. de A.; PEREIRA, L. G. R.; CAMPOS, M. M.; TOMICH, T. R.
Resumo: No presente estudo objetivou-se avaliar os efeitos do estresse térmico (ET) sobre: i) tempo e o padrão diário de ruminação e ii) degradabilidade ruminal in situ em vacas da raça Girolando não lactantes. Nove vacas, pesando 556,2 ± 97,1 kg, foram alojadas em uma câmara climática (índice de temperatura e umidade - ITU médio = 83,1) ou em um freestall (ITU médio = 66,5), distribuídas aleatoriamente em delineamento de crossover. As vacas foram alimentadas em nível de mantença com silagem de milho ad libitum e 1 kg de concentrado. Para medir a ruminação foram utilizados sensores presos ao pescoço dos animais. A degradabilidade ruminal in situ foi avaliada por incubação de amostras de concentrado, silagem e dieta no rúmen de uma vaca fistulada por 6, 24, 48 e 96 h. O tempo de ruminação (TR) foi afetado pelo ET (P<0,001) e pela hora do dia (P<0,001). O padrão de ruminação para vacas controle e em ET teve o primeiro pico aproximadamente às 04:00h e a magnitude desse pico no ET foi 22,9% menor que nos animais do controle. O segundo pico de TR ocorreu à noite (~ 20:00h), quando o TR no ET foi 27,8% menor. Observou-se a redução na degradabilidade da matéria seca (DMD) do concentrado (85,1% vs 77,8%, controle e ET, respectivamente; P<0,05) e também na fração de degradação lenta do concentrado (93,9% vs 85,1%, respectivamente; P<0,05). A DMD da dieta reduziu de 73% para 70% para os animais expostos ao ET. Os resultados indicam que o ET afetou negativamente o tempo de ruminação e a degradabilidade ruminal in situ em vacas Girolando.
Ano de publicação: 2021
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Bovino, Cinética ruminal, Climate chamber, Câmara climática, Digestibilidade, Digestibility, Gado Leiteiro, Sensor, Sensors (equipment)
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.