Sorgo: cereal ancestral bem atual: coletânea de receitas sem glúten com sorgo integral.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUEIROZ, V. A. V.; OLIVEIRA, F. C. E. de; MENEZES, C. B. de; RODRIGUES, J. A. dos S.

Resumo: O aumento progressivo de casos de doença celíaca e demais formas de intolerância ao glúten tem resultado em demanda ascendente por novos produtos, nutritivos e de alta qualidade, que sejam isentos dessa proteína, já que o tratamento para elas consiste na exclusão total do glúten da dieta. Entretanto, os produtos atualmente existentes no mercado são, em sua maioria, confeccionados com uma mistura de farinhas pouco nutritivas e de custo elevado predispondo esses indivíduos a uma escassez de produtos integrais com preços acessíveis. E é nesse contexto, que o sorgo desponta como alternativa totalmente viável e segura para competir com os demais cereais sem glúten disponíveis no mercado. Além disso, o sorgo, que é considerado um grão ancestral, tem se tornado cada vez mais atual, pois suas propriedades funcionais, provenientes dos compostos bioativos que lhe conferem elevada capacidade antioxidante, vão de encontro à crescente demanda por ingredientes mais saudáveis e que proporcionem longevidade. Assim, a presente obra ?Sorgo: cereal ancestral bem atual - Coletânea de receitas sem glúten com sorgo integral, tem como objetivos apresentar métodos de obtenção da farinha de sorgo e propor 25 preparações culinárias testadas, entre doces e salgadas, sem glúten, utilizando grãos e farinha de sorgo. Além disso, todas as receitas contêm uma ficha com as informações nutricionais exigidas pela Anvisa para que o leitor possa aproveitar melhor cada uma delas.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.