Preferência de Cryptolaemus montrouzieri (Col.: Coccinellidae) sobre ninfas de Maconellicoccus hirsutus (Hemip.: Pseudococcidae) e ovos de Ceratitis capitata (Dip.: Tephritidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, D. M. da; SILVA, U. T. F. da; NASCIMENTO, A. S. do; SANCHES, N. F.; OLIVEIRA, G. B. de; GAMA, F. de C.; PARANHOS, B. A. J.

Resumo: Cryptolaemus montrouzieri é um predador muito eficiente, com elevada capacidade de predação sobre diversas espécies e muito utilizado em programas de controle biológico em todo mundo. Para a criação massal deste predador devem-se buscar dietas artificiais ou presas alternativas que sejam de baixo custo e adequadas ao desenvolvimento do inseto. Com esta finalidade, o estudo teve como objetivo verificar se C. montrouzieri criado em ovos de C. capitata, como presa alternativa, teria seu comportamento de predação alterado quando utilizado para controle de M. hirsutus. Para montagem do experimento foram utilizados machos e fêmeas de C. montrouzieri criados em dieta a base de ovos de C. capitata. O experimento foi conduzido sob condições controladas (28±1°C, 75±5%) e fotoperíodo de 12:12. Foram oferecidos separadamente (sem chance de escolha) e conjuntamente (com chance de escolha) ovos de C. capitata e ninfas de M. hirsutus para machos e fêmeas de C. montrouzieri. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com nove repetições. Verificou-se que tanto machos como fêmeas de C. montrouzieri, aceitaram as duas presas ofertadas quando as mesmas foram oferecidas separadamente e conjuntamente. O consumo de ninfas foi superior ao de ovos de C. capitata: da ordem de duas vezes, tanto para fêmeas (38,89 ninfas/ 20,56 ovos, P<0.01), como para machos (38,78 ninfas/ 20,22 ovos, P<0.01), quando as presas foram oferecidas separadamente. Ao serem ofertadas conjuntamente, o consumo foi semelhante para as fêmeas deste predador (18,67 ninfas/ 17,44 ovos), porém os machos consumiram mais ninfas (19,63) do que ovos (12,13). Estes resultados mostram que a joaninha criada massalmente sobre ovos de C. capitata, não teria seu comportamento de predação alterado quando usado em programas de controle biológico para a cochonilha rosada. Assim, ovos de C. capitata podem ser utilizados como presa alternativa na criação de C. montrouzieri.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.