Indução de estresse hídrico por meio de PEG 8000 no azevém anual cv. BRS Ponteio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: EITERER, L. P.; FONSECA, J. G.; SILVA, I. S.; PIMENTA, M. P.; SILVA, J. C. J.; MITTELMANN, A.; PASSOS, L. P.

Resumo: Um estudo foi conduzido para avaliar as influências do estresse hídrico induzido pela adição de PEG8000 ao substrato de crescimento sobre indicadores fisiológicos plântulas de azevém anual provenientes de lotes de sementes com longo tempo de armazenagem, em ensaios simultâneos em duas câmaras de crescimento. Os resultados demonstraram que o azevém anual apresenta elevada sensibilidade ao choque osmótico, destacando-se as reduções na área foliar e no peso fresco de folhas. A estratégia de condução de ensaios pareados simultâneos produziu resultados similares somente nas plantas mantidas sem choque osmótico. Ao se induzir o déficit hídrico, as variações de resultados entre as duas câmaras de crescimento foram expressivas. Portanto, esse comportamento necessita ser futuramente investigado com mais detalhe, para viabilização de procedimentos rápidos de triagem fisiológica em sequência usando sementes provenientes do mesmo lote

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.