Susceptibilidade a antimicrobianos de estirpes de Staphylococcus aureus isoladas de leite de vacas com mastite.
Susceptibilidade a antimicrobianos de estirpes de Staphylococcus aureus isoladas de leite de vacas com mastite.
Autoria: OLIVEIRA, T. C. de A.; EVANGELISTA, I. F.; MULLER, K. A.; MENDES, R. de F.; LANGE, C. C.; BRITO, M. A. V. P. e
Resumo: A resistência aos antimicrobianos é um assunto complexo e um sério problema de saúde pública. O uso de antimicrobianos em medicina veterinária e como promotores de crescimento e prevenção de doenças na agricultura e pecuária é muito intenso e estudos recentes confirmaram a transferência de genes de resistência do animal para o homem. Staphylococcus aureus é um patógeno responsável por toxi-infecções alimentares, comumente encontrado no leite e seus derivados. O objetivo do presente estudo foi estabelecer o fenótipo de resistência de estirpes de Staphylococcus aureus isoladas de leite de vacas com mastite subclínica. O fenótipo de resistência aos antimicrobianos foi avaliado pelo teste de difusão em ágar com discos de antibióticos, de acordo com as recomendações do Clinical Laboratory Standards Institute. Quarenta e dois por cento das estirpes foram susceptíveis a todos os antimicrobianos testados; 39% foram resistentes somente à penicilina e 12% foram resistentes à penicilina e tetraciclina, concomitantemente. Quatro estirpes apresentaram multirresistência e nenhuma estirpe analisada apresentou resistência à meticilina. O percentual de resistência à penicilina encontrado neste estudo foi semelhante ao relatado em outros estudos conduzidos com S. aureus de mastite bovina no Brasil. Adicionalmente foi determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) das 21 estirpes que apresentaram resistência à tetraciclina pelo teste de difusão, utilizando-se tiras de Etest®. Destas, 15 estirpes foram resistentes, quatro estirpes apresentaram resistência intermediária e duas estirpes foram susceptíveis à tetraciclina pelo Etest®. Os valores da CIM para tetraciclina nas estirpes resistentes variou de 16 a 32 ?g/mL. As estirpes intermediárias apresentaram CIM de 8 ?g/mL e as estirpes susceptíveis apresentaram CIM de 0,125 ?g/mL e 0,250 ?g/mL.
Ano de publicação: 2017
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Antibióticos, Concentração inibitória mínima, Penicilina, Resistência, Tetraciclina
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.