Caracterização de Poli-N-Acetilglicosamina extraído de Staphylococcus aureus por espectroscopia Raman.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PINTO, D. dos S. C.; ABREU, C. P. V.; SOUZA, N. L. G. D. de; GERN, J. C.; ALMEIDA, C. G. de; OLIVEIRA, L. F. C. de; CARVALHO, W. A.; ANDRADE, P. V. D. de; BRANDAO, H. de M.

Resumo: A mastite é uma das principais doenças que acomete os rebanhos leiteiros no mundo, e tem como principal agente etiológico o Staphylococcus aureus; bactéria recentemente classificada pela OMS como “alta prioridade” no ranqueamento mundial de P&D, por apresentar grandes ameaças à saúde humana e animal, portanto, necessita de intensas pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas mais eficientes. O biofilme é um importante fator de virulência produzido por esta bactéria e tem como principal componente o poli-Nacetilglicosamina (PNAG). Dessa forma, este trabalho propõe o estudo por espectroscopia Raman do PNAG de S. aureus e sua aplicação como alternativa não destrutiva para determinação do grau de desacetilação deste polímero. A caracterização do polissacarídeo foi realizada pela espectroscopia Raman.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.