Avaliação da composição celular e da toxicidade aguda e subcrônica de material algáceo produzido com efluentes da suinocultura.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MATTHIENSEN, A.; BREDA, M.; NONNENMACKER, J. L.; MICHELON, W.; ROMAN, S. S.; DIEFENTHAELER, H. S.; CANSIAN, R. L.; PEREIRA, A. A. M.; SILVA, M. L. B. da

Resumo: Resumo: Microalgas são organismos facilmente encontrados em ambientes aquáticos. São conhecidas por desempenharem papel importante na autodepuração de águas residuais, biorremoção de metais e atuarem em processos de tratamento de efluentes, gerando produtos como fertilizantes. Este trabalho concentrou esforços na avaliação da composição celular e da toxicologia de um consórcio de microalgas produzido em digestato de efluente da suinocultura. O interesse particular reside na produção de metabólitos secundários, que podem ser entendidos como uma resposta química às variações ambientais na tentativa das microalgas em se adaptar a um novo ambiente. O estudo focou na eventual acumulação de metabólitos em função de estresse ambiental induzido. Procurou-se avaliar a composição celular do material algáceo produzido nos fotobiorreatores, e foram realizados experimentos toxicológicos com metodologias padrão em modelo animal (bioensaio com camundongos) para avaliação das toxicidades aguda e subcrônica do material algáceo. Foi observado aumento da concentração de lipídeos nas células após estresse nutricional. Os ensaios toxicológicos apresentaram toxicidade nas doses usadas, com toxicidade maior via intraperitonial e menor via gavagem. Foram definidas doses consideradas seguras para ensaios subcrônicos via oral. Esses resultados devem dar suporte a experimentos posteriores utilizando o material algáceo como suplemento alimentar de aves, como um dos principais destinos da biomassa algal produzida com resíduos da suinocultura.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.