Composição em ácidos graxos e presença de metais e fosfolipídios em óleo de genótipos de pinhão manso.
Composição em ácidos graxos e presença de metais e fosfolipídios em óleo de genótipos de pinhão manso.
Autoria: FREITAS, S. C. de; ANTONIASSI, R.; SIMAS, E. S.; WILHELM, A. E.; SILVA, R. P. D. da; FARIA-MACHADO, A. F.; LAVIOLA, B. G.
Resumo: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é um arbusto que pertence à família das euforbiáceas. A planta é monóica, com flores masculinas e femininas na mesma inflorescência. O fruto contém óleo bastante utilizado na fabricação de sabão, indústria de cosméticos e com potencial para a produção de biocombustível1. A domesticação dessa oleaginosa foi iniciada no Brasil no início da década de 802. A Embrapa selecionou acessos de pinhão manso no país e vindos do exterior e estabeleceu bancos de germoplasma (BAG) no Brasil. A caracterização desse material quanto à composição em ácidos graxos e a análise de minerais no óleo é relevante para a estabilidade e qualidade do biodiesel.
Ano de publicação: 2016
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Agroenergia
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.