Monitoramento de Coleobrocas em acessos de mandioca.
Monitoramento de Coleobrocas em acessos de mandioca.
Autoria: ALFAIA, J. P. de; BLANCO, D. G.; ARAÚJO, D. G. de; MOURA, E. F.; NORONHA, A. C. da S.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo monitorar a broca da haste com o uso de armadilha CNPMF em área do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de mandioca da Embrapa Amazônia Oriental. A área experimental era composta de duas áreas correspondentes a uma parte do BAG, área 1 (plantio em 2015) com 184 acessos e área 2 (plantio em 2014) com 355 acessos. As armadilhas foram distribuídas aleatoriamente nas áreas. Em cada ponto de avaliação, foram montadas duas armadilhas tendo como iscas os acessos BRS Poti (mandioca) e Mba. São Francisco (mandioca açucarada). Foram coletados 242 coleópteros pertencentes à família Curculionidae, 52,48% estavam na isca de mandioca açucarada e 47,52% na de mandioca. Os insetos foram encontrados tanto na parte superior quanto na inferior das iscas. Dos 242 Curculionidae, 216 são pertencentes à espécie Pappista granicollis (Pierce, 1916) e 26 não identificados, com maior ocorrência no mês de julho e em área de final de ciclo da cultura.
Ano de publicação: 2016
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Amazônia Oriental
Palavras-chave: Broca da Haste, Coleoptera, Mandioca, Manihot Esculenta
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.