Caracterização geoambiental em áreas com barragem subterrânea no Semiárido brasileiro.
Caracterização geoambiental em áreas com barragem subterrânea no Semiárido brasileiro.
Autoria: NASCIMENTO, A. F. do; SILVA, M. S. L. da; MARQUES, F. A.; OLIVEIRA NETO, M. B. de; PARAHYBA, R. da B. V.; AMARAL, A. J. do
Resumo: O ambiente Semiárido brasileiro tem como peculiaridade a forte restrição hídrica, com regime pluviométrico de 400 a 800 mm anuais e chuvas irregulares concentradas em 2 a 3 meses do ano. Isto implica na necessidade das comunidades inseridas nesses ambientes adotarem técnicas diversas para captar e armazenar água das chuvas, destinadas tanto para o consumo (humano e animal) quanto para o uso agrícola (JAMALI et al., 2013). Assim, no Semiárido têm sido construídas barragens (de acumulação superficial e subterrânea), cisternas, barreiros convencionais, barreiros trincheiras, tanques de pedra, entre outras tecnologias, com a finalidade de coleta, acúmulo e estocagem das águas de precipitações pluviais, reduzindo os efeitos dos longos períodos de estiagem em áreas de agricultura familiar (SILVA et al., 2008). No presente documento, o objeto de estudo é a barragem subterrânea (BS).
Ano de publicação: 2015
Tipo de publicação: Livros
Unidade: Embrapa Solos
Palavras-chave: Barragem Subterrânea, Captação de água de chuva, Dams (hydrology)
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.