Plantas hospedeiras do bicudo-do-algodoeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SUJII, E. R.; PIRES, C. S. S.

Resumo: O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) é um besouro da família Curculionidadae, composta de muitas espécies especialistas em alimentar-se de plantas e com diversas pragas importantes para a agricultura. O primeiro exemplar dessa espécie foi coletado na década de 1830 e posteriormente foi descrito a partir de exemplares coletados na região de Vera Cruz no México por Boheman, em 1843 (Braga Sobrinho & Lukefahr, 1983). O inseto invadiu o Texas em 1892 (Cross et al., 1975) e dispersou-se por todo o Sul dos Estados Unidos, onde ganhou notoriedade e se tornaria a mais importante praga do algodoeiro durante o século XX (Bottrel, 1976). O inseto também se dispersou por toda a região tropical da América Latina, tendo sua ocorrência reportada em 1949, na Venezuela, e em 1950, na Colômbia. No Brasil, o primeiro registro de ocorrência foi em fevereiro de 1983, nas regiões de Sorocaba e Campinas, no Estado de São Paulo (Barbosa et al., 1983).

Ano de publicação: 2015

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.