Manejo de nematoides.
Manejo de nematoides.
Autoria: ASMUS, G. L.; INOMOTO, M. M.; SILVA, R. A.; GALBIERI, R.
Resumo: Os nematoides fitoparasitos configuram-se como importantes patógenos do algodoeiro e, sob condições favoráveis, podem ser responsáveis por significativas reduções de produtividade. Em áreas tradicionais de cultivo de algodão, tais como as dos estados de São Paulo e Paraná, os nematoides foram e ainda são responsáveis por expressivas perdas. Nessas áreas, não raro, realizam-se duas aplicações de nematicidas, no plantio e em cobertura, para se obter uma razoável proteção das raízes e produtividades adequadas. Como regra, as perdas causadas por fitonematoides são insignificantes em áreas de exploração agrícola recente, devido à sua pequena capacidade de dispersão. Sendo assim, a migração relativamente recente da produção de algodão para a região central do País permitiu que, por alguns anos, os nematoides deixassem de configurar entre os principais fatores de risco à produção. De fato, até cerca de oito anos, não havia informações sobre os fitonematoides em algodoais na região do cerrado. Contudo, levantamentos realizados a partir de 2002 demonstraram que esses patógenos são mais comuns nos algodoais do que se acreditava. Nos dias atuais, esses parasitosseguidamente obrigam os cotonicultores a optar por cultivares que detenham algum nível de resistência e, até mesmo, a introduzir no programa de manejo o uso de produtos que possam conferir proteção às raízes e consequentemente aumentar a produção.
Ano de publicação: 2015
Tipo de publicação: Parte de livro (capítulos de livros, trabalhos e resumos publicados em anais ou em coletâneas)
Unidade: Embrapa Agropecuária Oeste
Palavras-chave: Algodão, Fitoparasito, Nematóide, Patógeno
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.