Produção sustentável nos solos arenosos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: KLUTHCOUSKI, J.; CORDEIRO, L. A. M.

Resumo: Os solos arenosos têm textura leve, com muita areia, e representam cerca de 25% do território brasileiro, sendo o Neossolo Quartzarênico o mais comum. Apesar de sua baixa fertilidade, baixa capacidade de reter água e alta suscetibilidade à erosão, eles podem ser produtivos se bem manejados. Práticas conservacionistas, como o uso de matéria orgânica e sistemas sustentáveis de produção, como o Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária, ajudam a melhorar sua qualidade, aumentando a retenção de água, a fertilidade e a atividade biológica. O uso de forrageiras tropicais e subtropicais é fundamental nesses sistemas, pois melhora a estrutura do solo, promove maior infiltração de água e reciclagem de nutrientes. Historicamente considerados solos marginais, atualmente eles despertam maior interesse devido às novas tecnologias de manejo sustentável, que podem torná-los mais produtivos e economicamente viáveis.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.