Sorgo com forrageiras perenes para produção de silagem e renovação de pastagem
Sorgo com forrageiras perenes para produção de silagem e renovação de pastagem
As pastagens degradadas apresentam baixa capacidade de suporte, resultando em baixo desempenho animal. A renovação da pastagem é uma alternativa para recuperar sua capacidade produtiva, evitando a abertura de novas áreas, o que repercute positivamente nas questões ambientais. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de sorgo consorciado com forrageiras perenes para produção de silagem e renovação de pastagens, visando à intensificação do sistema de produção pecuária.
O projeto pretende definir um sistema de cultivo de sorgo biomassa consorciado com braquiária ou panicum, em parceria com empresa privada, que atenda os pecuaristas no período de entressafra de forrageiras para o rebanho, através da ensilagem, e, na sequência, sem novas operações agrícolas, permita o pastoreio dos animais, que é quando o capim está em pleno crescimento.
O sistema consorciado é estratégico para os Biomas Cerrado e Amazônia, pois possibilita converter áreas de pastagem degradada em áreas com grande produção de alimento para o gado na época de entressafra. Embora o custo de implantação do sistema consorciado seja maior, o retorno do valor investido é quatro vezes mais rápido do que a renovação exclusiva com pasto.
Espera-se que o projeto contribua para aumentar a produtividade e eficiência das pastagens brasileiras, melhorando os índices zootécnicos.
O projeto envolve parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste e a empresa Latina Seeds Ltda, que atuam no codesenvolvimento da tecnologia.
Situação: concluído Data de Início: Mon Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2021 Data de Finalização: Fri Feb 28 00:00:00 GMT-03:00 2025
Unidade Lider: Embrapa Agropecuária Oeste
Líder de projeto: Marciana Retore
Contato: marciana.retore@embrapa.br