Sistemas integrados de produção evitam danos do nematoide reniforme na cultura da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fitonematoides entraves para a produção de soja. Com este projeto, o objetivo principal foi identificar sistemas de produção que evitem o crescimento da população dos nematoides e os danos na soja. O projeto avaliou o crescimento da população do nematoide reniforme e os danos à cultura da soja cultivada em diferentes sistemas de produção (monocultivo, sistema plantio direto e integração lavoura-pecuária).
As soluções propostas permitem o cultivo de soja sem que haja aumento da densidade populacional do nematoide reniforme e consequente perdas em produtividade, sem a necessidade do uso de ferramentas químicas (nematicidas), com benefícios econômico e ambientais.
A adoção de sistemas integrados de produção (sistema plantio direto e integração lavou-pecuária), que contemplem alternância da soja com culturas não hospedeiras, dispensa o uso da prática de controle químico, que é onerosa e de maior impacto ambiental.
As soluções propostas são aplicáveis a situações de produção de soja, principalmente em solos de textura argilosa no Centro-Oeste do Brasil, onde ocorrem as condições mais favoráveis aos danos causados pelo nematoide reniforme.
O projeto recebeu o apoio da Fundação AGRISUS, da Aisa/Itaipu Binacional e da Rede ILPF.

Situação: concluído Data de Início: Wed Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2021 Data de Finalização: Wed Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Agropecuária Oeste

Líder de projeto: Guilherme Lafourcade Asmus

Contato: guilherme.asmus@embrapa.br