Efeitos da natação sustentada como prática de manejo de tilápias
Efeitos da natação sustentada como prática de manejo de tilápias
O fluxo de água nos sistemas artificiais de produção de piscicultura induz os peixes a nadarem contra a correnteza, exercitando-se. Isso pode favorecer o crescimento, causar menos estresse, melhorar a resistência a doenças e a qualidade da carne. Mas a velocidade da água é limitante para esses benefícios.
O objetivo do projeto foi avaliar os efeitos do exercício de natação sustentada em tilápia no crescimento e condições gerais sanitárias. Para tal, foram testadas diferentes velocidades e constatou-se que tilápias induzidas ao exercício de natação sustentada até dois comprimentos corporais por segundo têm crescimento favorecido, bem como melhores indicadores de qualidade do filé.
Os peixes cresceram 30% a mais durante os experimentos, além da melhores condições de saúde.A indústria aquícola em sistemas de recirculação poderá fazer uso dos resultados do projeto, mas maiores ajustes ainda são necessários para escala e inovação.
O projeto foi uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Pantanal, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Tue Jun 30 00:00:00 GMT-03:00 2020
Unidade Lider: Embrapa Agropecuária Oeste
Líder de projeto: Luis Antonio Kioshi Aoki Inoue
Contato: luis.inoue@embrapa.br