Análise de bulks segregantes e sequenciamento de nova geração para a identificação de genes de resistência à brusone em arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A brusone, causada pelo fungo Magnaporthe oryzae B. Couch, é a doença que mais impacta a cultura do arroz no mundo. A adoção de cultivares com resistência durável é considerada a abordagem mais econômica e sustentável em regiões propícias ao desenvolvimento da doença.
Uma estratégia eficaz para obter cultivares resistentes é a seleção de genes que conferem essa característica, utilizando a seleção assistida por marcadores moleculares. O primeiro passo nesse processo é identificar genes de resistência em genótipos de arroz.
Nesta proposta, será utilizado o mapeamento de genes de resistência à brusone por meio da combinação da análise de bulks segregantes ( Bulked Segregant Analysis - BSA) com o sequenciamento de nova geração ( Next-Generation Sequencing - NGS). Linhagens endogâmicas recombinantes resistentes e suscetíveis, provenientes de dois cruzamentos – entre as fontes de resistência Três Marias e CNA 923 com a cultivar de terras altas BRS Esmeralda – serão sequenciadas por GBS ( Genotyping by Sequencing).
Após o sequenciamento, serão identificados SNPs (polimorfismos de nucleotídeo único) contrastantes entre os bulks resistente e suscetível. Com base nesses SNPs, genes candidatos à resistência à brusone serão identificados e posteriormente validados por RT-qPCR.
Os genes validados serão incorporados à rotina de seleção assistida por marcadores no Programa de Melhoramento de Arroz. Essa abordagem contribuirá para aumentar a eficiência e a velocidade do processo de seleção de cultivares com resistência durável à brusone, beneficiando diretamente a produção de arroz em áreas afetadas pela doença.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 BRST 2019 Data de Finalização: Mon May 31 00:00:00 BRT 2021

Unidade Lider: Embrapa Arroz e Feijão

Líder de projeto: Tereza Cristina de Oliveira Borba

Contato: tereza.borba@embrapa.br