Bolsistas da Embrapa apresentam resultados de pesquisas no Congresso Amapaense de Iniciação Científica
Bolsistas da Embrapa apresentam resultados de pesquisas no Congresso Amapaense de Iniciação Científica
Foto: Dulcivânia Freitas
Um estudo com mosca-da-carambola é um dos temas de trabalhos de bolsistas da Embrapa no Congresso Amapaense de Iniciação Científica
Resultados de pesquisas com açaí branco, camarão-da-amazônia, pracaxi branco, mosca-da-carambola, açaí, óleo de pracaxi e andirobeiras, serão apresentados durante o XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, por bolsistas da Embrapa Amapá, vinculados ao PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Este programa é custeado com recursos do Programa de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O Congresso acontece de 18 a 20 de outubro, nas dependências da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), campus Macapá, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O objetivo é compartilhar dados referentes a estudos supervisionados por pesquisadores da Embrapa, voltados para a busca de soluções em inovação tecnológicas para os segmentos agropecuário e florestal do Amapá e Estuário Amazônico. Os trabalhos dos bolsistas da Embrapa serão apresentados sempre pela manhã. No dia 18/10, terça-feira, a partir das 8h20 o bolsista Alain Khristian Borges Teixeira Matos vai apresentar dados de uma pesquisa orientada pelo pesquisador Ricardo Adaime da Silva, onde foram analisados óleos extraídos de espécies vegetais como copaíba e andiroba para compor produto atrativo aos machos da mosca-da-carambola. Ao longo da manhã também serão apresentados estudos sobre tratamento de água na larvicultura do camarão-da-amazônia, realizado pela bolsista Suzane Rodrigues de Oliveira, orientada pelo pesquisador Jô de Lima;
Ainda na terça-feira, a bolsista Sônia Barreto Nunes, com supervisão do pesquisador Gilberto Yokomizo, vai apresentar dados do estudo realizado com amostras coletadas no Campo Experimental de Mazagão para avaliar e identificar progênies (materiais genéticos) de açaí branco de qualidade superior. Em seguida, será a vez do bolsista Paulo Cardoso da Silva apresentar dados referentes à análise comparativa do óleo extraído do pracaxi e do pracaxi branco, com relação aos aspectos de rendimento, acidez e viscosidade, na pesquisa orientada pelo pesquisador Marcelino Guedes.
A ocorrência de parasitas em camarão-da-amazônia é o tema da apresentação da bolsista Paula Taís Cantuária Santos, orientanda da pesquisadora Jamile Araújo, prevista para iniciar às 8h40 da quarta-feira, 19/10. Em seguida, o bolsista Mateus dos Santos de Jesus apresentará seu trabalho intitulado “Matrizes de açaizeiro da região do Cunani (AP) avaliadas quanto aos aspectos produtivo e qualitativo para o mercado de polpa”, sob orientação da pesquisadora Valeria Bezerra. Um estudo sobre parâmetros hemato-imunológicos e zootécnicos de camarão-da-amazônia é o tema do trabalho científico a ser apresentado pelo bolsista Marcos Mendes Lobo dos Santos, supervisionado pela pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka. As adaptações feitas na prensa artesanal de extração do óleo de pracaxi na comunidade ribeirinha Limão do Curuá (Bailique-Macapá/AP) é o tema da pesquisa a ser apresentada pela bolsista Kamila Adriane de Souza Viana, com orientação da pesquisadora Ana Claudia Lira Guedes, encerrando a programação da manhã do dia 19/10. E na quinta-feira, 20/10, esta pesquisadora vai acompanhar a apresentação do bolsista Josué Henrique Borges Ramos, abordando a sustentabilidade ecológica de coleta de sementes de andirobeiras em florestas de várzeas. O XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica é vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá
Contatos para a imprensa
amapa.nco@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/