05/10/22 |   Produção vegetal

Embrapa comemora Dia Mundial do Algodão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel

Sérgio Cobel -

De 5 a 7 de outubro , a Embrapa Algodão realiza uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Algodão (7). A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2019, em reconhecimento à importância da cultura para o alcance da Agenda 2030. A fibra é produzida em mais de 70 países, onde são plantados, anualmente, 32 milhões de hectares, movimentando 10 trilhões de dólares por ano. De acordo com a ONU, a cultura garante o sustento de 100 milhões de famílias em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o Brasil é o quarto maior produtor do mundo, segundo maior exportador e o sétimo maior consumidor. Neste ano, o Valor Bruto da Produção (VBP) de algodão é de R$ 41 bilhões, sendo a quarta cultura mais importante da agricultura brasileira, depois da soja, cana-de-açúcar e milho.

A programação alusiva ao Dia Mundial do Algodão tem início no dia 5, com visitas de estudantes na sede da Unidade da Embrapa, em Campina Grande (PB). Na ocasião, será realizado um Embrapa & Escola especial, enfocando a história do algodão na Paraíba, no Brasil e no mundo.

Ainda no dia 5, acontecerá uma reunião técnica de apresentação dos resultados da safra 2021/2022 do projeto Agro Sertão, no município de Acari, RN. O Agro Sertão é uma iniciativa da Instituto Riachuelo, com a parceria da Embrapa Algodão, que visa fortalecer a cadeia produtiva do algodão no Rio Grande do Norte, com ações que vão desde o campo, por meio do incentivo do cultivo agroecológico, até a indústria têxtil e o artesanato local.

No dia 6 será realizada reunião técnica com Nova Agro para avaliar a safra 2022 e planejar a safra 2023, no município de Limoeiro do Norte, CE. O estado tem investido em ciência e tecnologia para a revitalização da cotonicultura em bases modernas.

Também no dia 6 haverá visita técnica ao Assentamento Margaria Maria Alves, em Juarez Távora, PB, onde a Embrapa Algodão é parceira em projeto para produção de algodão colorido orgânico.

Por fim, no dia 7, o chefe-geral da Embrapa Algodão ministra palestra com o tema “Algodão e sustentabilidade – um caminho sem volta”, às 9 horas, no auditório da Unidade. Em seguida, às 10 horas, será realizado o minicurso sobre qualidade da fibra do algodão intitulado Classificação de pluma do algodão visual e por HVI, com o gerente do Instituto Tecnologia Têxtil do Senai-PB, Edilson Oliveira de Andrade. O objetivo é capacitar empregados e profissionais ligados à cadeia têxtil, assistência técnica e extensão rural para a melhoria da qualidade da fibra produzida na região semiárida.

 

Edna Santos (MTB/CE 1700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 3182-4312

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

algodao