25/08/25 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresentará lançamentos e tecnologias no IFC 2025

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jefferson Christofoletti

Jefferson Christofoletti - Lançamentos, tecnologias e muita informação: é o que a Embrapa levará para o evento de aquicultura

Lançamentos, tecnologias e muita informação: é o que a Embrapa levará para o evento de aquicultura

Entre os dias 02 e 04 de setembro acontecerá em Foz do Iguaçu (PR) o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC 2025) e a Embrapa novamente levará lançamentos, tecnologias e palestras na área de aquicultura para um dos principais eventos do setor do Brasil.

Entre os destaques, está o lançamento do Terpenia Acqua, um novo produto que promete transformar a cadeia produtiva da tilápia, no próximo dia 03 de setembro. A nova tecnologia será lançada pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) durante o painel “Nutrição e manejo alimentar de tilápias – Soluções e medidas para melhorar a eficiência e a rentabilidade”.

Desenvolvido para ser incorporado à ração, o Terpenia Acqua contribui para o crescimento dos peixes e fortalece o sistema imunológico, tornando-os mais resistentes às doenças comuns na piscicultura.

O produto é resultado de uma parceria da Embrapa Meio Ambiente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a empresa Terpenia Bioinsumos.

 

Trilha de aprendizado

 

Outro lançamento que acontecerá no IFC é o Aquacompete – uma trilha de aprendizado composta por três cursos, que abrirá um diálogo técnico e de gestão estratégica para aumentar a competitividade do setor e ajudá-lo a acessar mercados mais exigentes. O Aquacompete, desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura, é voltado para extensionistas, responsáveis técnicos, técnicos da indústria da aquicultura ou que atuam em empresas exportadoras e desejam aumentar a competitividade da sua produção. O treinamento é uma das capacitações do e-campo da Embrapa. Clique aqui para acessá-lo.

 

O primeiro curso "Aquicultura Competitiva e Mercado Externo" acabou de ser lançado, e as próximas capacitações ficarão disponíveis até dezembro. “Nesta primeira etapa, discutimos aspectos mais amplos da competitividade, seus fatores, a importância de compor arranjos produtivos e também falamos sobre os conceitos atuais que pautam o mercado mundial. No segundo curso, a troca de ideias visa compartilhar conhecimentos sobre a conformidade da cadeia e a importância da implementação dos protocolos de autocontrole e formas de integração entre os seus elos”, explica Renata Melon, veterinária da Embrapa Pesca e Aquicultura, responsável pelo curso.

 

Tendências da Aquicultura no Brasil

A Embrapa Pesca e Aquicultura também apresentará no evento o documento Tendências da Aquicultura no Brasil – um levantamento participativo, que aponta os caminhos prioritários para o desenvolvimento da aquicultura nacional nos próximos dez anos.

O trabalho foi construído com a contribuição de especialistas de diversas regiões do país e enfatiza três fundamentos indispensáveis para o setor: sustentabilidade, inovação e fortalecimento da cadeia produtiva.

O estudo adotou uma abordagem prospectiva, utilizando entrevistas, questionários e oficinas como principais ferramentas. Entre junho e novembro de 2023, 89 especialistas contribuíram para o levantamento, representando instituições de pesquisa, universidades, setor produtivo e órgãos governamentais.

 

Sistema de Bioflocos

 

Uma outra tecnologia será demonstrada no estande da Embrapa durante o período do evento. O Sistema de Bioflocos (BFT - Biofloc Technology) permite a ciclagem de nutrientes e a reutilização da água por meio de microrganismos (bactérias, microcrustáceos etc.) que assimilam compostos nitrogenados e são mantidos de forma agregada com a matéria orgânica particulada com o intuito de melhorar a qualidade de água, prevenção de doenças e o tratamento de resíduos, tornando assim o sistema mais eficiente e ambientalmente amigável.

Este sistema de produção intensiva é sustentável, pois quase não exige a renovação da água. Além disso, a biomassa microbiana gerada serve como fonte complementar de nutrientes para os peixes, reduzindo os custos com alimentação. Essa biomassa é responsável pela reciclagem de nutrientes do ambiente produtivo, podendo o Bioflocos ser reutilizado por mais de um ciclo de produção e servir como suplemento alimentar dos animais presentes no sistema.

Um Dia de Campo sobre o BFT ocorrerá no dia 4 de setembro na Itaipu Binacional.

 

Plataforma AquaPlus

 

Por fim, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) apresentará a Plataforma Aquaplus – conjunto de tecnologias de soluções simples, práticas e inovadoras, desenvolvidas ou em fase de desenvolvimento. O Aquaplus vem conquistando produtores e empresários que desejam melhorar o manejo e a genética de espécies aquícolas, entre elas a do camarão cinza (Litopenaeus vannamei).

Conjunto de soluções simples, práticas e inovadoras, já desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Embrapa, para qualificação, manejo e melhoramento genético de espécies aquícolas, este serviço propicia que cada espécie tenha seu próprio conjunto de análises in silico (no computador), que são realizadas pela equipe envolvida a partir dos dados gerados pelas amostras testadas.

 

Super machos na piscicultura

 

Além das tecnologias, a Embrapa apresentará palestras sobre os mais diversos temas: “Edição genômica e produção de super machos na piscicultura”; “Terpenia Acqua – Bioinsumo para saúde e crescimento de tilápias”; “Ações de apoio as exportações da aquicultura da Embrapa Pesca e Aquicultura”; “Ações da Rede Nacional de Pesquisa e Monitoramento ambiental da aquicultura em águas da União”, além do primeiro encontro presencial da Rede de Multiplicadores em Aquicultura. Clique aqui e acesse a programação completa do IFC 2025.

O International Fish Congress & Fish Expo Brasil está entre os mais importantes encontros de aquicultura e pesca da América Latina. Nesta edição, reunirá especialistas, representantes de empresas e autoridades nacionais e internacionais para debater o papel do pescado como fonte sustentável de proteína. O evento não apenas aponta oportunidades de crescimento, mas também aborda os principais obstáculos enfrentados pelo setor, entre eles a recente taxação de 50% sobre as exportações para os Estados Unidos, até então principal destino da tilápia produzida no Brasil.

 

Elisângela Santos (19.500 - RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: Whatsapp: (63) 3229 7834

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2748 e (19) 99764.7175

Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-3266

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aquiculturaeventoifcifc2025terpeniaaquacompetebioflocosaquaplus